Sistema ISOFIX

O que é ISOFIX?
ISOFIX é um sistema de fixação standard internacional da cadeira auto. Permite instalar a cadeira auto da forma mais segura, rápida e fácil, sem a utilização dos cintos de segurança do automóvel.
Como funciona o ISOFIX?
As cadeiras auto e as bases com Sistema ISOFIX têm 3 pontos ISOFIX.
Uma fixação superior (Top Tether) ou uma perna de apoio

O ponto de ancoragem de fixação superior (Top Tether) está localizado no piso da mala ou nas traseiras do banco. Na maioria dos automóveis novos está sinalizado com o logotipo da fixação superior/ Top Tether.

A perna de apoio poderá ser instalada no chão do automóvel por trás dos bancos dianteiros (quando instalado no banco de trás) ou entre o banco dianteiro e o tablier (quando instalado no banco do passageiro).

Se utilizar uma perna de apoio, é muito importante verificar se o chão do automóvel tem um compartimento de armazenamento.

Se tiver, deverá consultar o manual de instruções / lista para verificar se é possível utilizar uma perna de suporte em combinação com o compartimento.

 

Porquê escolher ISOFIX?
Com ISOFIX, o risco de instalar a cadeira auto incorretamente é muito reduzido quando comparado com a utilização dos cintos de segurança do automóvel. Um recente estudo Inglês concluiu que 52% das cadeiras auto instaladas com os cintos de segurança eram instaladas incorretamente.
ISOFIX oferece:
• uma conexão rígida e permanente entre a cadeira auto e o chassis do carro, que em caso de travagem brusca ou acidente, menos força de impacto será absorvida pela sua criança
• indicadores que mostram que a cadeira está corretamente instalada 
• um sistema que prova ser excecionalmente seguro nos testes de segurança
uma instalação rápida e fácil.


O meu carro terá ISOFIX?
A maioria dos carros lançados a partir de 2006 dispõe de sistema ISOFIX.
Originalmente os sistemas ISOFIX tinham dois pontos de ancoragem, mas neste momento, possuem um terceiro ponto para uma melhor segurança: ou uma fixação superior (Top Tether) ou um pé de apoio /suporte 

Estima-se que cerca de 60% dos carros que circulam nas estradas Europeias possuam sistema ISOFIX. 

Desde fevereiro de 2013, todos os veículos novos passaram a ter 2 pontos inferiores de ancoragem ISOFIX e o ponto de fixação superior.

Para verificar se o seu carro tem ISOFIX, consulte o manual de instruções do seu automóvel. Poderá também encontrar um símbolo ISOFIX ou uma etiqueta na base do assento.